Vamos falar de carne de porco

 

Let´s talk about pork (vamos falar de carne de porco) é uma campanha de esclarecimento, financiada pela União Europeia, para dar a conhecer o setor da produção da carne de porco, desde a produção ao consumo. Teve início em 2020 e decorre até dezembro de 2022, em Portugal, Espanha e França. tendo como foco principal um público mais jovem, entre os 18 e 30 anos.

Ontem, 8 de novembro, foi Dia de Campo, na Herdade do Pessegueiro em Salvaterra de Magos, onde foi possível observar o seu funcionamento, o bem-estar animal, biossegurança e ambiente, onde os efluentes suinícolas regam os prados e a eletricidade consumida é produzida nesta herdade, propriedade de Vítor Menino, e que já foi o presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS), hoje entregue a David neves, também presente.

Com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, o objetivo deste dia de campo foi desmistificar mitos sobre a produção suinícola, mais precisamente numa exploração suinícola.

Em Portugal existem cerca de 5.000 explorações industriais com um efetivo permanente de 2,2 milhões de suínos, onde anualmente são abatidos 5,6 milhões de suínos e o grau de auto-aprovisionamento do país é de cerca de 70%, sendo assim o 13º maior produtor da União Europeia.

Cada português come 43,7 kg (2019) de carne de porco por ano.

2 mil milhões de euros (2019) é quanto vale o negócio em Portugal.

Angola e China, por esta ordem, são quem mais carne de porco importa, seguindo-se também o Japão, Cabo Verde e Reino Unido, numa altura em que segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), os preços mundiais da carne de porco desceram pelo 4º mês consecutivo, em especial no passado mês de outubro devido a problemas na importação e a uma menor procura interna em alguns países.

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments