Logo à noite, quando forem 20h51, começa o Verão neste hemisfério norte, que dura até 22 de setembro.
Períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, com possibilidade de aguaceiros dispersos.
O vento é fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/noroeste, temporariamente de sudoeste, durante a tarde, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira.
Possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns, que é o que estamos a assistir.
Esta é a previsão do Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA) para esta 5ª feira, o primeiro dia de verão deste ano.
Um mês de junho anormal e que deve esta sua “cara” a uma gota fria que se formou sobre a Península Ibérica.
A gota fria
Esta “gota fria” é um fenómeno atmosférico típico do Mediterrâneo e, em particular, da Península Ibérica, e que acontece quando uma massa de ar frio fica isolada na alta atmosfera formando uma espécie de bolha.
Esta bolha, ou gota, de ar frio começa a empurrar o ar quente e húmido para baixo, devido ao seu maior peso, provocando chuva intensa e localizada.
De repente, num local restrito, pode cair uma grande quantidade de água e até granizo. O ar frio congela a água que com ele contacta, provocando inundações e estragos localizados.
A partir desta tarde, a situação começa a resolver-se com a chegada de altas pressões na atmosfera. Isso levará ao aumento da temperatura, prevendo-se um domingo quente.
A temperatura máxima pode chegar aos 31ºC em Rio Maior, no domingo, e em zonas do sul do País, Mértola por exemplo, esperam-se já os típicos 37ºC.
Observando as imagens de satélite colhidas há pouco já se verifica alguma dispersão das nuvens.
Na segunda-feira, esperam-se 32ºC na região de Rio Maior. No entanto, há alguma instabilidade, e ao longo da semana haverá um arrefecimento. As temperaturas máximas irão estabilizar entre os 24ºC e os 26ºC.
Convém ter especiais cuidados com os raios ultravioletas (UV) porque mesmo com “este tempo” eles situam-se elevados (índice 8 a 9).
Em resumo, São João quer ser bem comemorado e manda-nos tempo quente nestes dias.
[Fonte e imagens: IPMA, Meteored]