Os municípios de Vila Franca de Xira e Loures uniram-se para construir uma nova ligação rodoviária ao IC2, em Santa Iria da Azóia.
O objetivo é ligar o norte da cidade de Póvoa de Santa Iria ao IC2, junto à linha do comboio (Linha do Norte) que ali passa.
Para tal, estão abertas as negociações entre aqueles Municípios e o proprietário dos terrenos, a antiga Solvay – hoje Hichem, disse Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, na última Assembleia Municipal daquele Concelho.
O objetivo, explicou Fernando Paulo Ferreira, é permitir criar um novo ponto de acesso direto entre a Póvoa de Santa Iria e o IC2 que permita descongestionar a Estrada Nacional 10 e facilitar a vida aos condutores que ali passam diariamente.
“A ideia não é tornar desnecessários os nós de acesso à Auto-Estrada do Norte (A1), nos Caniços e no Sobralinho, mas sim criar uma alternativa”, reforçou.
Atualmente os condutores que queiram apanhar o IC2 para se deslocar para Lisboa são obrigados a atravessar toda a cidade da Póvoa de Santa Iria pela EN10 por falta de alternativas.
Mas, os acessos à A1 são prioridade e continua a pressão nesse sentido
O autarca de Vila Franca de Xira continua a exigir à Brisa e ao Governo a concretização dos dois nós de acesso à A1, na Póvoa de Santa Iria e Sobralinho, para facilitar a circulação na congestionada EN10.
“A realização desses nós é possível e, do que sabemos, a Brisa (concessionária da A1) está disponível para isso e aguarda a abertura do processo de renegociação da concessão por parte do Estado para decidir”.
Fernando Paulo Ferreira, garante já ter tido contato com a Brisa e o Ministro das Infraestruturas sobre este assunto.
E disse: “Todos estão disponíveis. Tenho reunião pedida sobre este assunto com o Ministério das Finanças e será uma discussão que haveremos de ter em breve”.
“Se temos esta informação quero acreditar que o presidente a terá. Já era hora de comunicar isto aos fregueses e munícipes, esperando que não estivessem à espera de 2025 para dar as novidades todas”, criticou.
Já este ano, os eleitos municipais de Vila Franca de Xira tinham voltado a exigir ao Estado que resolva definitivamente o impasse na construção dos nós de acesso à A1 na zona do Sobralinho e dos Caniços, na Póvoa de Santa Iria.
Numa proposta aprovada por unanimidade foi exigido que a Câmara desenvolva todas as diligências necessárias junto das entidades competentes, em particular a Brisa e Infraestruturas de Portugal, para que os trabalhos avancem.
Numa altura em que o nó de Alverca é o mais movimentado da A1, os eleitos notam que não é possível esperar pelo fim da concessão da A1, no limite até 2035, para que os novos acessos se tornem uma realidade.
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