Rio Maior foi palco, a 28 de abril, das comemorações do dia de S. Jorge e o 47.º aniversário da Região de Santarém, do Corpo Nacional de Escutas.
Neste sábado, dia 4, o Agrupamento 403 de Rio Maior celebra a sua Festa dos 50 Anos e inaugura o seu Campo Escuta
Mais de 1250 escuteiros, vindos de 26 dos 29 agrupamentos da Região de Santarém, vieram comemorar este dia de S. Jorge e o 47.º aniversário desta sua Região [de Escutas] de Santarém.
Esta é, possivelmente, a atividade mais aguardada e vivida, pelos escuteiros da Região de Santarém, já que reúne, anualmente, desde o mais jovem lobito ao mais experiente dirigente.
O clima é de festa e celebração do escutismo, e também da pertença à Região de Santarém – porque além da celebração do dia de S. Jorge a 23 de abril, o primeiro de maio é o aniversário da nossa Região!
Este dia começou cedo, com a cerimónia de abertura, hasteando-se as bandeiras, ao som do hino nacional e, um pequeno teatro, levado a cabo pelos caminheiros do Agrupamento 403 Rio Maior, sobre a lendária vida de S. Jorge.
A Cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara de Rio Maior, Luís Filipe Dias, também ele antigo escuteiro, que dirigiu palavras de boas-vindas aos presentes.
O convite a serem corajosos
Às 09h30, celebrou-se a Eucaristia, presidida pelo Senhor Bispo de Santarém, D. José Traquina e concelebrada pelo Assistente Regional, Pe. Bruno Filipe.
José Traquina falou aos escuteiros da coragem de S. Jorge e convidou-os a serem corajosos para enfrentar as dificuldades e para estarem sempre prontos a ajudar.
Iniciaram os jogos de cidade, por volta das 11h, por bando, patrulha, equipa e tribo.
Os escuteiros percorreram a cidade de Rio Maior, visitando postos que os convidavam a desfrutar a cidade que os acolheu e a procurar saber mais sobre cada um dos pilares do Método Escutista.
Por volta das 16h, os escuteiros voltaram-se a juntar no Parque 25 de abril para a entrega dos prémios, cantar os parabéns à Região [a sua organização em Santarém] e encerrar a atividade.
Sagraram-se campeões neste S. Jorge o bando Ruivo do Agrupamento 1213 S. João da Ribeira, a patrulha Leão do Agrupamento 945 Pedrógão, a equipa Vasco da Gama do Agrupamento 1213 S. João da Ribeira e a tribo Nicholas Winton do Agrupamento 403 Rio Maior.
O Secretário Nacional Pedagógico, Rui António, esteve presente no encerramento e dirigiu algumas palavras aos escuteiros e seus dirigentes.
Entregou também a bandeira regional do Tecoree à equipa D. Afonso Henriques do Agrupamento 404 Almeirim, vencedora da etapa regional, que vai representar a Região de Santarém na etapa nacional do Tecoree, em Idanha-a-Nova.
Defender dragões e os mais vulneráveis
Nas palavras da Chefe Regional, Diana Cardoso” o S. Jorge é sempre a grande festa da Região e é com esse espírito que o organizamos. É aqui que vimos celebrar o nosso patrono, que nos ensina a ser valentes, a não desistir, a enfrentar os nossos dragões e a defender os mais vulneráveis. Mas é também onde, anualmente, nos juntamos para nos divertirmos, rever amigos, celebrar a Região da Santarém e orgulharmo-nos do que somos e do que fazemos, mesmo sabendo que temos sempre caminho para andar e coisas para aperfeiçoar”.
Comemoração dos 50 anos e inauguração do Campo Escuta
Ao celebrar os seus 50 anos de organização em Rio Maior, pelo Agrupamento 403, os Escuteiros inauguram neste sábado, dia 4, o seu Campo Escuta (na saída de Rio Maior em direção a Alcanede), celebram uma Missa Campal e têm um grande almoço de convívio para juntar Escuteiros, Famílias, Amigos e Convidados.
[Imagens: CNE]