11 anos depois de unidas, Outeiro da Cortiçada e Arruda dos Pisões (Rio Maior) têm finalmente uma única bandeira, com um único brasão.
Foi isto que foi apresentado a público no passado domingo, dia 28, em cerimónia realizada no exterior anexo à sede da União de Freguesias de Outeiro da Cortiçada e Arruda dos Pisões, no Outeiro.
Do sobreiro à loiça de barro vermelho
O Sobreiro representa o elemento toponímico do Outeiro, da “Cortiçada”. O elemento “cortiça”, portanto.
As bilhas, de barro vermelho, representam o artesanato local, sobretudo de Arruda dos Pisões, que atingiu o seu auge no século XX, onde havia uma “indústria de louça de barro grosseiro”.
O outeiro, um monte azul, representa o “Outeiro” da cortiçada, o lugar elevado onde se localiza.
Ainda, a presença de um almofariz, também chamado de “pisão”, decorado com arruda, uma erva local característica, e que dá nome a “Arruda dos Pisões”.
É esta a justificação dos símbolos que agora unem estas duas localidades, numa só bandeira e brasão, e que foram unidas na reforma administrativa de 20213, pela Lei 11-A/2013, de 28 de janeiro.
A explicação foi dada por Augusto Pedro Pereira, o Presidente da Junta e a nova Bandeira benzida pelo Pároco da Paróquia, Padre Leonardo de Sales.
Homenagem a 10 Presidentes de Junta
Tempo ainda, na mesma Cerimónia, para homenagear os últimos 10 Presidentes de Junta de Freguesia vivos, 5 do lado de Arruda dos Pisões e outros 5 de Outeiro da Cortiçada.
Após as formalidades, tempo para visitar a requalificação do armazém da Junta, onde foi servido um repasto que animou o Convívio para Amigos, Familiares, Convidados e Fregueses em geral… com a animação de umas concertinas, pois claro.